sábado, 2 de maio de 2009

Objetivos do projeto:
* Desenvolver a liderança escolar orientada para a aprendizagem.
* Exercer a liderança, auxiliando o grupo do qual faz parte na solução dos conflitos, na organização do trabalho coletivo, compreendendo a escola como um todo.
* Buscar a integração da turma, com vistas a uma consciência coletiva.
* Construção de um programa de formação específico junto aos representantes de turma para a manutenção e acompanhamento das situações vividas no desenvolvimento de suas funções de liderança.

O representante de turma, também é visto como um líder, logo como um empreendedor.
Empreender, segundo o dicionário Houaiss, quer dizer "decidir realizar; tentar" ou "pôr em execução; realizar".
Conforme estudos, a palavra "empreendedor" foi utilizada pela primeira vez na língua francesa, no início do século XVI para designar os homens envolvidos na coordenação de operações militares. Mais tarde, por volta de 1765, o termo começou a ser utilizado pelos franceses para designar aquelas pessoas que se associavam com proprietários de terras e trabalhadores. Também para denominar aventureiros, tais como construtores de pontes, empreiteiros de estradas ou arquitetos.
Por volta de 1755 o empreendedor passa a ser visto como um inovador, mas também investia e corria riscos.
Resumindo um "pouquinho" o processo e chegando na década de 50 e 60, David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvad, identificou nos empreendedores de sucesso um elemento psicológico, denominado por ele de "motivação para a realização" ou "impulso para melhorar, sair-se bem".
Segundo Drucher (1979), o empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade, o que leva a conclusão de que não há um requisito para alguém ser um empreendedor.
Para outros autores, empreendedorismo significa fazer coisas novas, aquele que concebe, desenvolve e realiza visões. É um catalisador das mudanças, um visionário. Contudo o conceito foi se adaptando as modificações dos conceitos produtivos.
Hoje: Empreender é realizar mediante relacionamentos.

Um comentário:

  1. Parabenizo a Joseane pela bela e efetiva iniciatva com os alunos representantes do 7 ano. Aos alunos de todo o 7 ano muito estudo, disciplina e companheirismo, para juntos vencerem todas as etapas da vida escolar.
    Aproveitem a oportunidade de crescerem sempre!

    Forte abraço,

    Capitão Eliane Padrão

    ResponderExcluir