sábado, 16 de maio de 2009



Olá, alunos do Colégio Militar !
Uma das condutas mais empreendedoras na educação é construir projetos que colaborem para uma visão mais abrangente e crítica da sociedade. Vocês estão em um caminho muito promissor para isso. Aprendam bastante e depois me escrevam, mesmo com poucas palavras, para contar o que descobriram. Ficarei feliz com o contato.
Com carinho, deixo um abração a todos.

Desde o início da constituição do homem, no período pré-histórico, como ser gregário, ou seja, que vive e convive em grupos, há a necessidade de, pelo menos, uma certa política de convivência. Daquele tempo até nossos dias, o ser humano foi desenvolvendo sua civilização.
Hoje, com o avanço científico e tecnológico que temos, poderíamos compartilhar do mesmo progresso das relações humanas nos âmbitos cultural e profissional. Mas quando nos defrontamos com essa comparação, podemos constatar que as mesmas condutas primitivas de egocentrismo, competição e violência, ainda que disfarçadas em comportamentos mais sofisticados, nos acompanham. Na essência de profissionais das mais diversas áreas parece que ainda mora um ancestral pouco civilizado e que deixa a compreensão que tem da ética, como preceito social que pode suplantar a moral e a lei, para defender, primitivamente, seus interesses em detrimento das necessidades de outros seres humanos.
Precisamos, social e psicologicamente, evoluir para, realmente, experimentarmos valores humanos em ambientes profissionais mais éticos. Esta é, sem dúvida, uma das principais funções sociais da instituição escolar: contribuir na construção de atitudes e valores que transformem o homem em um ser mais humano.

Prof.a Dr.a Tania Scuro Mendes



Nenhum comentário:

Postar um comentário